Programa Erasmus para jovens empreendedores está de volta

O programa europeu “Erasmus para jovens empreendedores” é um programa de intercâmbio transfronteiriço, que dá a aspirantes e a novos empresários, a possibilidade de aprenderem com outros que já dirigem pequenas empresas noutros países.

Para se ser elegível, a start-up tem de ter menos de 3 anos ou tem de existir um plano de negócios que prova a sua firme determinação em abrir um negócio.

Também tem de ser residente permanente num país da União ou do programa COSME, que actualmente inclui o Montenegro, a Turquia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia (FYROM).

Com o Erasmus para jovens empreendedores, os participantes podem passar 1 a 6 meses com um empresário de um dos países participantes, podendo dividir a estadia em diferentes períodos. Por exemplo, podem ficar duas semanas por mês, mas tem de acabar o programa no espaço de um ano.

Para a sua estadia no estrangeiro, recebem ajudas de transporte e para as despesas do dia-a-dia, um valor que depende do país para onde vão.

O programa é coordenado em cada país pelos pontos de contacto locais da União Europeia, que o vão orientar pelo programa de intercâmbio e pagar os apoios a que tiver direito.

Notícia publicada na Euronews a 03 de março.