Eurodeputado José Manuel Fernandes desafia jovens

O Eurodeputado José Manuel Fernandes desafiou os jovens para uma intervenção política ativa e despida de preconceitos na missão de assegurar uma resposta mais forte e efetiva aos grandes desafios que se colocam atualmente a Portugal e à União Europeia.

Intervindo na Pousada da Juventude em Campo do Gerês, Terras de Bouro, no âmbito de uma ação de formação organizada pela distrital de Braga da JSD, José Manuel Fernandes reconheceu a existência de sinais preocupantes no seio da União Europeia, nomeadamente com o regressos de nacionalismos e extremismos, acompanhados de recusa de mais solidariedade e partilha, mas recusou uma visão pessimista.

“Espero que a vossa geração ajude que a União Europeia continue a ser a melhor região para se viver e a mais solidária do Planeta”, declarou o eurodeputado, numa sessão subordinada ao tema “Portugal e a Europa. Passado e Presente. Que Futuro?”.

Apesar dos grandes desafios do presente, José Manuel Fernandes vincou que a União Europeia continua a dispor de recursos e instrumentos privilegiados, aproveitando para reiterar a aposta europeia na juventude, “a geração que maior atenção merece na Estratégia Europa 2020”. A reforçar a ideia, sublinhou ainda o reforço de verbas do Erasmus +.

“A juventude é uma prioridade clara nas políticas da União Europeia. É aos jovens que cabe um papel importante para que a UE seja capaz de se rejuvenescer e ser competitiva”, afirmou, apontando o envelhecimento da população portuguesa e europeia como um dos grandes desafios atuais, a par do fenómeno da globalização, da escassez de recursos e do crescimento demográfico no Planeta.

Adaptação de notícia publicada no VilaVerde.net a 13 de dezembro.