Carros vão ter emissões poluentes mais baixas

A Comissão Europeia propôs novas metas para as emissões poluentes dos automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros novos da União Europeia, que serão aplicáveis a partir de 2025 e 2030, respetivamente.

O objetivo é que as emissões sejam 30% mais baixas em 2030 por comparação aos níveis registados com 2021. O responsável pela União da Energia, Maros Sefkovic, considera que é preciso entrar numa era de transformação económica mais respeitadora do meio ambiente.

“A partir de 2030, mais de 70% da energia usada na Europa será produzida com recursos a fontes renováveis. Teremos energia limpa para abastecer carros não poluentes. Trabalhamos nesse sentido porque é necessária uma verdadeira transição, uma mudança substancial”, disse Maros Sefkovic.

Algumas organizações ambientalistas e o partido dos Verdes, no Parlamento Europeu, pensam que as propostas são pouco ambiciosas face aos desafios das alterações climáticas.

Já a Alemanha, que tem uma forte indústria automóvel, alerta que metas mais restritivas de emissões podem causa perdas económicas no setor.

Notícia publicada na Euronews a 8 de novembro.