Leite dos Açores é o mais barato da Europa

O leite açoriano é o mais barato da Europa e o líder dos PSD nos Açores, Duarte Freitas, garante que a situação se deve à falta de estratégia na agricultura da região. 

ng7065277

Duarte Freitas defendeu que os Açores têm “talvez um dos melhores leites da Europa e do mundo” mas que é o mais mal pago a nível europeu. “Isto revela bem aquilo que tem sido uma política errada ou uma falta de estratégia política para a agricultura”, revelou durante o encontro com a direção da Associação Agrícola de São Miguel, no âmbito da análise das propostas de Plano e Orçamento regionais para 2018.

Os Açores produzem cerca de 30% do leite e 50% do queijo do país.  O preço médio do leite na União Europeia foi em outubro de 0,37 cêntimos e a nível nacional foi de 0,31%. O preço médio do leite nos Açores é de 0,28%, o preço mais baixo da Europa.

O líder do PSD nos Açores garante que o setor agrícola tem um peso fundamental na economia e que o seu partido há muito que luta pela valorização do leite da região. Já foi criado, por exemplo, o Observatório Europeu para o Mercado do Leite, em Bruxelas.

Adaptação de notícia publicada no Diário de Notícias a 16 de novembro.