UNESCO aponta Portugal como exemplo na inclusão de alunos

Na abertura do simpósio internacional “Assegurar o Direito à Educação Inclusiva às Pessoas com Deficiência”, organizado pela UNESCO na passada quarta-feira,  o trabalho desenvolvido em Portugal foi destaque, considerado um bom exemplo a ser repetido por outras nações. No país, 97,5% das crianças e jovens com deficiência frequentam a escola.

Foto: Jorge Amaral/Global Imagens

Dados da “Global Education Monitoring Report”, um organismo independente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apontam que as crianças com deficiência têm duas vezes mais hipóteses de não ir à escola. A entidade é responsável por analisar a situação da educação em todo o mundo.

O trabalho pela inclusão das crianças com deficiência em Portugal começou há cerca de 30 anos, em 1991. Ainda que haja um cenário positivo, o Ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, defendeu que, neste momento, “o desafio de todos os países é não deixar que a pandemia desvie o curso” de promover o sucesso e equidade escolar. 

Adaptação da notícia de JN/Agências publicada no Jornal de Notícias a 25 de novembro de 2020