“Task Force” tem prazo para definir plano de vacinação contra a Covid-19

A ‘”task-force” criada pelo Governo tem um mês para estabelecer as definições para gerir todo o processo, desde a estratégia de vacinação até a operação logística de armazenamento, distribuição e administração das vacinas. O grupo de trabalho foi instituído esta quinta-feira por despacho assinado pelos ministros da Defesa Nacional, Administração Interna e Saúde. Tem um mandato de seis meses, renovável em função do progresso da operacionalização da vacinação contra a covid-19.

Governo estipulou trinta dias para que todos os detalhes sejam apresentados | Foto: Daniel ROLAND / AFP

 

O núcleo de coordenação da ‘task-force’ é liderado pelo ex-Secretário de Estado Francisco Ramos e que inclui elementos da Direção-Geral da Saúde, Infarmed e dos ministérios da Defesa Nacional e da Administração Interna e conta com o apoio técnico de diversas estruturas.

Na semana passada, o primeiro-ministro revelou que Portugal estava preparado para comprar cerca de 16 milhões de doses de três vacinas contra a covid-19 e adiantou que Bruxelas prepara um combate às campanhas de desinformação em relação à vacinação. O primeiro-ministro António Costa disse que as vacinas serão distribuídas simultaneamente em todos os Estados-membros e nas mesmas condições. 

Adaptação da notícia de JN/Agências no Jornal de Notícias a 26 de novembro de 2020