Comissária Europeia ameaça sanções a Facebook

A demora da empresa a vergar-se sobre as regras europeias faz com que a comissária “perda a paciência” e ameace sanções

A Comissária Europeia da Justiça admitiu ter perdido a “paciência” com a rede social americana de não se adaptarem às regras europeias que visam a proteção do consumidor e ameaçou a empresa com sanções.

“A minha paciência esgotou-se. Embora o Facebook me tenha garantido que iria finalmente alterar os termos de serviço enganosos até dezembro, isto arrasta-se há demasiado tempo. É tempo de parar com promessas e passar à ação. Se as alterações não forem plenamente implementadas até final do ano, solicitarei às autoridades dos consumidores que atuem rapidamente e sancionem a empresa”, declarou Vera Jourová.

Esta declaração foi prestada na conferência de imprensa, em Bruxelas, que procurava chegar a uma conclusão sobre as condições de serviço,  tanto no caso do Facebook como no do Airbnb, e que a Comissão Europeia vê como enganosas.

“Em particular, o Facebook diz agora aos consumidores que os seus dados e conteúdos são usados unicamente para melhorar a sua ‘experiência’ global e não menciona que a empresa usa esses dados para fins comerciais”, acusa a Comissão Europeia.

Adaptação da notícia publicada no Diário de Notícias a 20 de se de 2018