Sanna Marin já é primeira-ministra da Finlândia

Parlamento da Finlândia aprovou esta terça-feira a nomeação de Sanna Marin para o cargo de primeira-ministra, sendo agora com 34 anos a mais jovem chefe de Governo do mundo

https://static.globalnoticias.pt/dn/image.aspx?brand=DN&type=generate&guid=9ad85e53-2c33-4b17-b4f8-df795a21ce09&w=800&h=450&t=20191210162115

© EPA/KIMMO BRANDT

Sanna Marin irá liderar uma coligação governamental de centro-esquerda composta por cinco partidos, aprovada no Eduskunta (designação original do parlamento finlandês) com 99 votos favoráveis e 70 contra. Conseguiu assim uma maioria de 117 deputados no Parlamento, composto por 200 assentos.

A mais jovem primeira-ministra escreveu no twitter que a “Finlândia pode melhorar, é nisso que estamos a trabalhar. Queremos construir uma sociedade em que todas as crianças se podem tornar em alguma coisa e em que todas as pessoas possam viver e crescer com dignidade”.

Esta nova equipa governamental vai integrar as mesmas forças políticas do anterior executivo: o Partido Social-Democrata (SDP, de Sanna Marin), o liberal Partido de Centro, os Verdes, a Aliança de Esquerdas e o minoritário Partido Popular Sueco (SFP). Quatro forças políticas desta coligação são lideradas por mulheres, três delas com pouco mais de 30 anos.

A nova primeira-ministra finlandesa foi nomeada oficialmente esta terça-feira à tarde, juntamente com os 18 ministros que integram o novo executivo, pelo presidente da Finlândia, Sauli Niinistö. A tomada de posse de Sanna Marin e da equipa governativa permitiu que a nova primeira-ministra represente a Finlândia na reunião do Conselho Europeu, que terá lugar dia 12 e 13 deste mês de dezembro em Bruxelas. 

A Finlândia ocupa ainda a presidência rotativa da União Europeia (UE) até ao final do ano. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, congratulou, também pelo Twitter, a nova primeira-ministra finlandesa”É com grande prazer que congratulo a nova primeira-ministra finlandesa Sanna Marin. A Finlândia realmente levou as questões de género para o próximo nível: todos os partidos da coligação são liderados por mulheres”.

Sanna Marin é assim a mais jovem governante em exercício do mundo, ultrapassando o austríaco Sebastian Kurz, de 33 anos, que, depois de ter assumido o cargo de chanceler da Áustria em 2017 com 31 anos, está atualmente a negociar a formação de um governo, após a vitória nas eleições legislativas de setembro passado.

Adaptação da notícia de Lusa publicada no Diário de Notícias a 10 de dezembro de 2019