Portugal é uma das nações com mais representantes nos principais campeonatos europeus de futebol. Os jogadores portugueses estão entre os mais “requisitados” dentro da Europa, o que garante ao país a sexta posição num “ranking” liderado pelo Brasil.
A conclusão é do estudo anual elaborado pelo Observatório do Futebol e dado a conhecer esta segunda-feira. Segundo o “Estudo Demográfico” incluído no relatório, havia, em Outubro de 2013, 152 futebolistas portugueses a atuar em clubes estrangeiros, um número que coloca Portugal a par da Alemanha na lista dos mais representados no Velho Continente.
Embora se tenha verificado um ligeiro decréscimo face ao ano anterior – na época passada, eram 169 os portugueses a jogar por emblemas europeus -, os atletas nacionais continuam a estar entre os mais apreciados, sendo apenas “ultrapassados” pelos jogadores brasileiros (471), franceses (306), sérvios (211), argentinos (196) e espanhóis (178).
De realçar que a primeira liga do Chipre é a que conta com um maior número de portugueses: no total, atuam no campeonato cipriota 37 futebolistas lusos, o equivalente a quase um quarto do total de “emigrantes”, apesar de este número ter também ficado aquém do máximo verificado na época passada naquele país (67).
Publicado em Boas Notícias a 21 de janeiro de 2014