Museu Coleção Berardo eleito um dos melhores da Europa

O Museu Coleção Berardo é um dos dez melhores museus gratuitos da Europa. A escolha foi feita pelo jornal britânico ‘The Guardian’ que colocou o museu português em quinto lugar, numa lista onde constam também o Museu de Arte Moderna de Paris ou o Museu do Prado, em Madrid.

Aberto ao público desde 2007, o Museu Berardo, em Lisboa, é descrito pelo jornal como uma atração cultural “recente e impressionante”, com destaque para as “obras vibrantes de famosos artistas pop como Warhol, Pollock e Lichtenstein e para os trabalhos de grandes nomes como Picasso, Dali e Francis Bacon”.

As exposições temporárias regulares, com enfoque em artistas ou temas específicos, também merecem elogios da parte da publicação britânica. A exposição ‘O Consumo Feliz’, por exemplo, é retratada como “uma exposição maravilhosa de cartazes vintages que o público deseja ver e que mostra uma coleção incomparável de arte publicitária”.

Da lista dos melhores museus gratuitos da Europa fazem ainda parte o Museu de Arte Moderna de Paris, o Museu Stadsarchief de Amesterdão, o Memorial do Muro de Berlim, na Alemanha, o Museu Nacional de Copenhaga, o Museu de Belas-Artes de Nice, em França, o Museu do Prado, em Madrid, o Museu Florence Nightingale, na Turquia, o Museu Histórico da Libertação, em Roma, e o Museu da Fotografia de Reiquiavique, na Islândia.

Publicado em Boas Notícias a 22 de janeiro de 2014