2016 – 2017

“Portugueses pela UE:  Oportunidades” é o mote para este ano de 2017, dedicado especialmente aos temas: Mobilidade; Programa Erasmus +; e Corpo Europeu da Solidariedade.

Os jovens conhecem as inúmeras oportunidades que a UE tem para lhes oferecer ao nível da educação, da formação, da mobilidade e da solidariedade?

Sabem que com a ajuda da UE todos podem ser uma “ferramenta” eficaz no futuro da Europa?

O tema da mobilidade ganha maior expressão e visibilidade no Erasmus+, programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida. Promover a Igualdade e a Inclusão é também uma das suas metas.

A Solidariedade entre os povos faz, cada vez mais, parte do código genético dos jovens e os media têm uma grande responsabilidade na promoção das oportunidades e em dar visibilidade às melhores práticas.

Falando da Europa pretende comunicar e chegar aos jovens, interpelar ao seu espírito crítico e torná-los bons decisores.

Com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Parlamento Europeu – Gabinete de Informação em Portugal, através do Espaço Público Europeu, e do Centro de Informação Europeu Jacques Delors – CIEJD, ao nível dos conteúdos, 250+ alunos serão “Jornalistas da Europa” por um dia.

No Media Lab DN, entre Abril e Maio, alunos do Ensino Secundário e Profissional, fazem o seu jornal em suporte impresso, vídeo ou rádio e partilham os seus conteúdos, sobre as oportunidades para os jovens na Europa, aproveitando as diferentes marcas de referência da Global Media Group.

Oradores convidados:

21 de Abril – Ana Cláudia Valente, vogal do Conselho Diretivo da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional,  será a oradora convidada da 1ª sessão do MediaLab Falando da Europa 2017, dia 21 de abril, com o tema: “Jovens e oportunidades de formação na Europa”.

27 de Abril – Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Diretora do Centro de Juventude de Lisboa, com o tema “Desenvolvimento e Cidadania Ativa das/os Jovens através dos programas do IPDJ e Erasmus+ JA”.

28 de Abril – Vanda Vieira do CECOA que promove o Projeto Neets at Risk, a Junta de Freguesia de Alcântara e a Escola Francisco de Arruda serão os convidados para a 3º sessão. «Estimular o capital social e a motivação para aprender» será o tema abordado.

3 de Maio – João Carlos Sousa, Diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção geral de Educação (DGE) em conjunto com Madalena Guedes também da DGE serão os oradores convidados da 4ª sessão, que no Media Lab DN conversam com os alunos sobre “A importância dos Media na educação”.

11 de Maio – Fernanda Fernandes, responsável pelo Espaço Público Europeu conversa com os alunos da Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos D. João V, na Damaia, e Externato Alvares Cabral – Lisboa, sobre “A Mobilidade e a Solidariedade na Europa”.

Em baixo, é possível aceder, ao clicar nas imagens, ao resultado final do Falando da Europa 2016.17: Entrevistas em formato vídeo ou rádio; 1ªs páginas ou jornal de quatro páginas; noticiários em formato vídeo ou rádio; galeria de fotografias.

“Portugueses pela UE:  Oportunidades”| Abril e Maio 2017 | 5 sessões Media Lab DN  | 9 escolas | 7 oradores | 250 alunos

Entrevistas vídeo aos oradores convidados (Clicar imagem)

Grupos de jovens que aceitaram o desafio

______________

Alguns exemplos de trabalhos realizados pelos alunos

_____

_____

_____

________________________________________________________________________________

__________

_______________________________________________________

______________________________________________________

Para ver mais trabalhos clique nos nomes das escolas:

Escola de Comércio de Lisboa | EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologia e Desporto | Escola Secundária Rainha Dona Leonor | Escola Profissional Magestil | Escola Secundária de Peniche | CECOA | Sonha, Faz e Acontece | Externato Álvares Cabral | Escola Secundária D. João V 

________

Noticiários em vídeo (clicar na imagem)

__

______

___________

_________

___________

_______-

_______-

Noticiários em Rádio

TSF Media Lab – 21 de abril – Noticiário e Entrevistas a Carmo Torres e Ana Cláudia Valente | TSF Media Lab – 27 de abril – Noticiário e Entrevistas a Fernanda Fernandes e Eduarda Marques | TSF Media Lab – 28 de abril – Entrevista a Carmo Torres | TSF Media Lab – 03 de maio – Entrevistas a João Carlos Sousa e Madalena Guedes | TSF Media Lab – 11 de maio – Noticiário e Entrevistas a Fernanda Fernandes

_____

______Divulgação Impressa e Online (clicar na imagem)