Casal com dois filhos deveria poder gastar por mês 766 euros em alimentação

Um casal com dois filhos deveria poder gastar por mês 766 euros em alimentação para viver condignamente.

Fotografia: Michaela Rehle/Reuters

Um casal com dois filhos deveria poder gastar por mês 766 euros em alimentação para viver condignamente e, como em média, os portugueses gastam um quarto do seu rendimento com alimentação, teria de auferir cerca de 3 mil euros.

Os dados, provisórios, relativos aos orçamentos familiares de despesa alimentar, constam do projeto-piloto para o desenvolvimento de uma metodologia comum na Europa para Orçamentos de Referência, que, em Portugal, esteve a cargo de uma equipa de investigadores coordenada por José António Pereirinha, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa.

“Podemos dizer que um casal com dois filhos deve poder ter rendimento que lhe permita gastar 766 euros por mês em alimentação”, adiantou o responsável. “Isto quer dizer que para viverem dignamente têm de ter isto e mais o resto e o resto é habitação, vestuário, transportes, etc.”, apontou José Pereirinha.

O estudo mostrou que os portugueses revelaram sensibilidade em relação aos aspetos culturais como a socialização que é feita à volta da comida, olhando para estes aspetos como necessidades.

O responsável apontou que as diferenças entre os países europeus no que respeita à despesa alimentar para uma dieta equilibrada é menor do que as diferenças entre os países no que respeita ao rendimento familiar disponível.

Notícia publicada no Dinheiro Vivo a 26 de janeiro.