Trabalhadores terão 30 dias para confirmar se querem reforma antecipada

Regras das reformas antecipadas vão mudar, anunciou ministro do Emprego e da Segurança Social.

Vieira da Silva, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, disse na SIC Notícias que “o Orçamento para a Segurança Social [é] equilibrado e [dá] resposta aos compromissos assumidos pelo Governo”, revelando ainda que o Governo alterou as regras de acesso à reforma antecipada.

No programa ‘Negócios da Semana’, o ministro explicou que muitos contribuintes são penalizados por não terem conhecimento do valor real da pensão antes do pedido de reforma antecipada, situação que o novo modelo prevê combater. As novas regras, indicou Vieira da Silva, darão “à pessoa uma oportunidade de pensar duas vezes antes de embarcar numa solução que pode parecer interessante do ponto de vista do curto prazo, mas que tem atrás de si cortes que podem chegar a 50% do valor da pensão, que a pessoa poderia ter direitos se permanecesse mais tempo no mercado do trabalho”.

Por outro lado, Vieira da Silva garantiu que os trabalhadores com as carreiras contributivas mais longas terão penalizações menores no caso de pré-reforma, considerando que o modelo em prática é “extremamente penalizador”. E sublinhou que os cortes nas pensões previstos pelo atual Governo são inferiores aos estimados pelo Executivo anterior, de Passos Coelho e Paulo Portas.

Notícia publicada no Diário de Notícias a 21 de janeiro.