Portugal é um dos países europeus com mais desemprego jovem

O desemprego jovem é um dos grandes desafios que se colocam ao futuro da Europa. Muito se fala deste problema e muito dinheiro está a ser investido nele. O Real Economy passou por Portugal, com escalas em Lisboa e Porto, e também pela Irlanda, para observar este problema. Em ambos os países, os números do desemprego jovem caíram, mas ainda se mantém altos.

Os discursos, as políticas e o dinheiro investido sucedem-se, mas este investimento está a ter um refelxo pouco satisfatório. Em Portugal, 13,3 por cento da população ativa não tem emprego, dos quais 33,6 por cento são jovens. De facto, a situação não é tão má como em Espanha, mas ainda é uma das piores da Europa.

“Desde o início da crise, o número de jovens que deixaram Portugal em busca de trabalho no estrangeiro é já equivalente à população da segunda maior cidade do país, o Porto”, refere o enviado especial de Real Economy à capital “alfacinha”, apontando para mais de 200 mil emigrantes portugueses entre os 20 e os 40 anos, “muitos deles com um elevado currículo académico”. Esta questão do alto nível de instrução não é, porém, um exclusivo português: “41 por centos dos emigrantes europeus possui formação universitária”, sublinha.

Neste cenário, considere-se que o desemprego jovem na Irlanda está a baixar, mas 22,1 por cento é ainda um valor alto. Tal como os mais de 33,6 por cento de Portugal. Para comparação segue o valor de excelência da Alemanha – 7,1% e o pior valor registado na Europa –  Espanha 50,9%.

Notícia publicada pela Euronews a 3 de outubro.