Comissão Europeia lança programa de voluntariado

A Comissão Europeia lançou no final do ano passado um programa de voluntariado semelhante ao programa ERASMUS para jovens entre os 18 e os 30 anos. O programa tem o nome de “Corpo Europeu de Solidariedade” e foi lançado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Fundação AMI.

O programa foi lançado em todos os 28 Estados -Membros da União Europeia e tem como intuito promover  oportunidades de solidariedade, sob a forma de voluntariado, estágio ou trabalho, para jovens europeus.

O Corpo Europeu de Solidariedade foi criado com o objetivo de responder às necessidades de comunidades vulneráveis em termos de alimentação, limpeza de florestas ou integração de refugiados.

Os jovens poderão realizar estas atividades voluntárias por períodos de dois a 12 meses e as oportunidades de emprego, formação ou estágio consequentes, por um período mínimo de quatro meses.

As organizações participantes terão que assinar uma Carta dos Princípios Fundamentais e aos jovens será disponibilizado alojamento, alimentação, despesas de viagem, seguro e uma mesada. Por sua vez, os estagiários terão sempre um contrato de trabalho e um salário.

Adaptação de notícia publicada na TSF a 7 de dezembro.