O Eurobarómetro aponta que a imagem da União Europeia atingiu a maior percentagem favorável de sempre, com 68% dos inquiridos a considerarem positivo pertencerem à UE.
A imagem da UE atingiu o melhor registo de sempre, numa altura em que se aproxima a data de concretização do Brexit. O último barómetro realizado em setembro mostra que 62% dos europeus inquiridos pensam que pertencer à UE é “uma coisa boa”.
Para além deste ponto positivo, sublinha-se o facto de 68% dos entrevistados considerarem que é benéfico para o país pertencer à UE.
Este estudo conclui ainda o favoritismo português à União Europeia, sendo Portugal o país com o valor mais favorável do conjunto de 28 países: 67% dos portugueses consideram “uma coisa boa” pertencer à UE. 78% acreditam que Portugal ganhou com a adesão ao bloco europeu.
Quanto à permanência do Reino Unido na UE, 66% dos europeus entrevistados votam em “ficar” enquanto, no caso de Portugal, vota-se 72% a favor.
Este barómetro, no qual participaram 27.474 cidadãos europeus dos 28 países-membros, sinaliza um aumento da satisfação dos inquiridos relativamente ao funcionamento da democracia no projecto europeu. Em Portugal, 61% estão satisfeitos com o modo de funcionamento democrático e 49% mostram-se agradados com o conjunto da UE.
Adaptação da notícia publicada no Jornal de Negócios a 17 de outubro de 2018