Repertório de filmes europeus em online para fácil acesso

Repertório de filmes europeus passa a estar disponível em online e dá a conhecer os filmes nos serviços de vídeo a pedido. A iniciativa é suportada pelo programa MEDIA da Comissão Europeia e envolve o Observatório Europeu do Audiovisual.

A Comissão Europeia e o Observatório Europeu do Audiovisual apresentaram um protótipo de repertório cinematográfico europeu. O repertório insere-se na estratégia Digital4Culture, inscrita no Ano Europeu do Património Cultural de 2018.

Segundo Mariya Gabriel, Comissária europeia de Economia Digital e Sociedade, “o objetivo do repertório cinematográfico europeu e, de modo mais geral, o desafio da estratégia Digital4Culture, é tirar partido da boa relação entre as tecnologias digitais e a cultura”.

O novo repertório vai permitir aos profissionais, entidades públicas e cidadãos aceder a informação sobre os filmes europeus e sobre a sua disponibilidade em online nos serviços de vídeo a pedido (VOD), em todos os países da União Europeia.

A Europa é um ator importante no cinema mundial, com mais de 18 000 filmes produzidos entre 2007 e 2016 e um volume de produção total que aumentou 47%, passando de 1 444 longas-metragens, em 2007, para 2 124, em 2016, no entanto, atualmente, os filmes europeus online representam apenas cerca de 25% do total dos filmes disponibilizados pelos serviços de vídeo a pedido (VOD) na União Europeia.

O repertório, que está ainda em fase de protótipo, inclui dados de 115 serviços VOD e 35 000 filmes europeus. O lançamento da versão inicial deverá ocorrer na primavera de 2019, e a versão definitiva do repertório deve estar concluída no final do próximo ano.

Adaptação da notícia publicada na TVEuropa a 18 de outubro de 2018