2020 – 2021

A educar para a cidadania desde 2012, o Workshop “Falando da Europa” será realizado, este ano pela primeira vez, no formato Media Lab Live – 100% on-line – tornando-se assim acessível a qualquer escola do país. Finalmente poderá contar com a participação de escolas dos Distritos: Açores e Madeira.

Apesar deste novo formato, a missão de sempre mantém-se: dar a conhecer a União Europeia e estimular o interesse dos jovens para esta temática, fomentar a inclusão e a cidadania Europeia, o espírito crítico, bem como contribuir para a tomada de decisões informadas. 

Os Media Lab Diário de Notícias e Jornal de Notícias e o Espaço Público Europeu – Espaço Europa -, o serviço de informação da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, têm o prazer de, pelo 9º ano consecutivo, convidar Escolas do País a inscreverem e desafiarem os seus alunos a serem “jornalistas da Europa”.

Temas e Oradores

23 Fevereiro, 2021 (3ª feira de tarde)

Tema: Democracia, Valores e Modo de Vida Europeu
Organização: Universidade dos Valores
Orador: Lourenço Carvalho – Co-Fundador da Universidade dos Valores, Doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, é licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Cônsul Honorário da República da Albânia em Lisboa.

25 Fevereiro, 2021 (5ª feira de tarde)

Tema: Competências Digitais
Organização: Lisbon Digital School
Orador: Virgínia Coutinho – uma das maiores entusiastas portuguesas das áreas de Social Media e Marketing Digital. Da sua carreira internacional fazem parte a empresa Socialbakers, onde foi Directora de Marketing e o Facebook, no Brasil, onde assumiu o desafio de ser uma das consultoras para PMEs nesse mercado. Hoje, é formadora oficial da Google, no Programa Google Atelier Digital destinado a estudantes e profissionais que queiram adquirir competência digitais. É também fundadora e organizadora do evento Upload Lisboa, um dos maiores e mais conhecidos eventos da área de Marketing Digital, e co-autora do livro “Marketing Digital para Empresas”. É Directora-Geral e Fundadora da Lisbon Digital School, que criou em 2018.

26 Fevereiro, 2021 (6ª feira de manhã)

Tema: Combater a desinformação
Organização: Representação Comissão Europeia em Portugal
Orador: Daniel Rosário – Chefe Imprensa/Comunicação Comissão Europeia PT), (Ex)Porta-voz da Comissão Europeia, Jornalista.

8 Março, 2021 (2ª feira de tarde)

Tema: Ambiente
Organização: Fruta Feia
Orador: Isabel Soares – licenciada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Superior Técnico e fundadora da cooperativa Fruta Feia. Este projeto tem como objetivo combater o desperdício de alimentos com a venda de frutas e verduras cuja aparência não corresponde aos padrões de distribuição “usuais”. Desde o outono de 2013, a Fruta Feia evitou que duas mil toneladas de fruta e legumes fossem parar ao lixo somente devido à sua aparência, colocando nas mãos dos 235 agricultores parceiros cerca de 1 milhão de euros.

11 Março, 2021 (5ª feira à tarde)

Tema: Oportunidades da EU para os Jovens
Organização: Representação Comissão Europeia em Portugal
Orador: Beatriz Rocha – Embaixadora portuguesa das carreiras da UE (EU Careers Student Ambassadors) e aluna da Licenciatura de Biologia na Faculdade de Ciências. O trabalho dos embaixadores EU Careers passa por divulgar as diferentes oportunidades de uma carreira na União Europeia, bem como o esclarecimento de dúvidas sobre as mesmas.

___________________________________________________________________________

Sessões Concluídas

Empreendedorismo” com Rita Tenreiro

A oradora é Embaixadora #EUandME e cocriadora do projeto Argilla Wines, na região do Alentejo. Na Herdade da Anta de Cima, estabeleceu um sistema baseado no equilíbrio entre a intervenção humana e o ecossistema do ambiente local. Apaixonada pelo trabalho em equipa, vê a entreajuda como fator de sucesso e acredita que fazer parte da União Europeia, que beneficia de uma política agrícola comum, irá ajudar os produtores agrícolas portugueses a entrar no mercado com outra competitividade, outra competência e outra agressividade. Esta sessão teve lugar a 16. 12. 2020, via zoom.

Escolas participantes

Escola Sec. António Inácio da Cruz – Grândola | Escola Sec. de Molelos – Tondela

Peças finais: Noticiário Vídeo | Noticiário Rádio | Jornal On-line | Redes Sociais: Instagram e Twitter