Comissão Europeia não acredita em estratégia única de desconfinamento

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, defendeu esta quarta-feira uma estratégia “gradual e eficaz, baseada na ciência para levantar as medidas de contenção”. Ela avisou que o levantamento prematuro de medidas tem consequências no controlo do vírus por poder causar um aumento no número de casos.

Comissária europeia da Saúde apela às autoridades nacionais para agirem com prudência máxima, até haver imunidade na população.
© EPA/STEPHANIE LECOCQ

Kyriakides considera que “ não existe uma estratégia única para todos” e que “diferentes Estados membros têm realidades diferentes” e, sendo assim , é preciso ter “uma forma gradual, e diria, eficaz, baseada na ciência para levantar as medidas de contenção”.

O pedido da comissária é que os governos sejam prudentes e que seja dado seguimento ao esforço conjunto de combate à pandemia.

A Comissão Europeia aguarda pelos planos de vacinação contra a covid-19 de cada um dos países europeus, para que “tudo esteja pronto” quando forem aprovadas as candidaturas à vacina contra o novo coronavírus.

Adaptação da notícia de João Francisco Guerreiro publicada no Diário de Notícias a 25 de novembro de 2020