Impasses pós-Brexit continuam a ser discutidos

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vão analisar este sábado (5), o atual estado das negociações para um acordo de comércio pós-Brexit. Na sexta-feira as conversações foram interrompidas devido a severos impasses.

As negociações para um acordo de comércio pós-Brexit ficaram suspensas na sexta-feira
© EPA

O chefe da delegação da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, assegurou que não existem condições no atual momento para se chegar a um acordo e que permanecem as divergências com o Reino Unido após meses de intensas negociações.

O Reino Unido deixou a UE no início deste ano, mas continua a fazer parte do espaço económico do bloco de 27 países durante uma transição de 11 meses, enquanto os dois lados tentam negociar um novo acordo de comércio livre que entrará em vigor em 1 de janeiro. Para isso, qualquer acordo deve ser aprovado pelos respetivos parlamentos antes do final do ano. As negociações ultrapassaram todos os prazos previstos, mas agora os dois lados dizem que podem esticá-las até ao fim de semana ou mais.

Adaptação da notícia de JN/Agências publicada no Jornal de Notícias a 05 de dezembro de 2020