A United Airlines começou esta sexta-feira a operar voos equipados para transportar doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer e da BioNTech para uma distribuição rápida, assim que os reguladores consigam aprovar o fármaco. A vacina está a ser produzida, em particular, em Kalamazoo, no Michigan, e na cidade belga de Puurs.
A farmacêutica norte-americana e a parceira alemã BioNTech solicitaram na última semana a autorização de emergência do regulador norte-americano, para poder começar a distribuição da vacina. Esta autorização de emergência permite ‘saltar’ vários passos no processo de aprovação, tendo em conta a pandemia mundial. Em paralelo, a vacina também tem a aprovação pendente na Austrália, no Canadá, no Japão, no Reino Unido e até na União Europeia.
Esta vacina, além de ser uma das que está na fase de ensaios clínicos mais avançada, demonstrou até agora até 95% de eficácia. O objetivo é fabricar 50 milhões de doses para distribuição mundial até ao final de dezembro e aumentar a produção para 1300 milhões em 2021.
Adaptação da notícia de DN/Lusa publicada no Diário de Noticias a 28 de novembro de 2020