Portugal e Espanha retomam controlo de fronteiras

Apesar do controlo efectuado nos vários postos transfronteiriços montados, há excepções à entrada em Portugal, nomeadamente portugueses, trabalhadores e condutores de veículos em situação de emergência. Os dois países já tinham imposto medidas de controlo de fronteiras no início da pandemia.

O espanhol José António mostra a identificação, cujos dados são verificados na aplicação SEF Mobile
© PAULO SPRANGER / Global Imagens

Portugal e Espanha retomaram no início de fevereiro o controlo nas fronteiras. À semelhança do que já tinha acontecido no início da pandemia, no ano passado, todos os pesados e ligeiros são monitorizados. Em Caia, o terceiro posto de fronteira português com maior circulação, a grande maioria dos condutores tem justificação para passar e está informada sobre os procedimentos necessários para o poder fazer.

Em Portugal, as forças policiais que estão de vigilância às fronteiras são a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Hélder Tavares, inspetor do SEF, afirma que, face ao início da pandemia, “há uma maior circulação de viaturas, mas as pessoas estão mais bem informadas”.

A reposição do controlo de fronteiras está em vigor desde o início do mês e vai manter-se até, pelo menos, dia 1 de março.

Adaptação de notícia DN publicada no site do Diário de Notícias a 14 de fevereiro de 2021.